quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Semestre IX - Trabalho de Conclusão do Curso

Estamos em um momento muito especial, concluindo o curso com o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).No inicio do semestre, fiquei muito angustiada, mas como já passei por muitos desafios durante o curso, este seria mais uma etapa a vencer.Confesso que está sendo um trabalho muito árduo, de muitas leituras, escritas e reescritas, um processo que exige muita dedicação, esforço e isso está se concretizando, graças a orientação das professores Marie Jane Carvalho e da Juliana Machado.
No meu TCC, trago em discussão como tema “A aprendizagem escolar a partir da metodologia de Projetos de Aprendizagem”. Sendo que esta proposta dos Projetos de Aprendizagem aliados ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação proporciona ao aluno a construção do conhecimento de forma autônoma, pois este busca suas aprendizagens a partir de seus interesses e curiosidades traçando estratégias para resolver suas inquietações.
No entanto, os Projetos de Aprendizagem foram um dos grandes diferenciais do estágio, que procurei inserir do melhor modo possível de forma consciente, aliados as tecnologias como complemento das atividades realizadas em sala de aula. Como afirma Fagundes (1999, p.19), que “é quase impossível fazer Projetos de Aprendizagens sem o uso das tecnologias”.
Para o desenvolvimento do TCC, busquei referencial teórico em muitas das disciplinas proporcionadas pelo curso para poder escrever e aprofundar-me. Nesse sentido, realizei leituras que aprofundaram a compreensão que eu tinha dos Projetos de Aprendizagem e sobre as Tecnologias da Informação e comunicação. Tais leituras deram suporte à minha pesquisa e me permitiram uma análise crítica do trabalho. Os autores que me ajudaram a estabelecer um diálogo com a teoria foram: José Manuel Moran;Léa Fagundes, Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena.
Apesar deste trabalho não ser uma tarefa fácil, está me ajudando a repensar as práticas e a aprendizagem dos nossos alunos. Enfim... É mais uma etapa que desejo vencer para a tão sonhada graduação! Somos a primeira turma da UFGRS à distância, precisamos dar o exemplo e superar nossas dificuldades.

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!

Com certeza não foi fácil construir o TCC, mas quem disse que seria? Se já tivemos que superar muitos desafios ao longo do curso no TCC não ia ser diferente. Mas é muito bom ler as tuas reflexões e ver o que tu aprendeu ao longo dessa caminhada.

Abraços
Roberta