domingo, 7 de novembro de 2010

Aprendizagens do 6º semestre

No eixo VII, estudamos as disciplinas de : Filosofia, Questões Étnicas, Psicologia II, Necessidades Especiais e Seminário Integrador.
Com os estudos do VI semestre, percebi que as interdisciplinas estavam ligada a diversidade, e a importância de saber valorizar o diferente, destacando o que cada um tem de melhor, ressaltando habilidades e aprendendo a lidar com as dificuldades impostas pela sociedade.Como por exemplo a disciplina Questões Étnicas,trabalhou com questões que valoriza as culturas presentes na sala de aula, fazendo com que os educandos percebessem a riqueza das suas etnias que formam a cultura do Brasil de hoje.
Uma das aprendizagens deste semestre ocorreu com os estudos de Necessidades Especiais, por que antes destes estudos pensava que era quase impossível trabalhar com a inclusão na sala de aula esse tema me assustava. E ao longo deste semestre, estudando e com as trocas de idéias com os colegas, fui percebendo que se tivermos amor, paciência e também em conjunto disso, ir em busca de mais conhecimentos, poderemos vencer as barreiras existentes para romper as desigualdades.E para isto, esta interdisciplina contribuiu e esclarecendo-me a ter um olhar, como podemos fazer um trabalho mais humano com alunos com necessidades especiais, para realmente podermos dizer que fazemos um trabalho de inclusão.
Outra aprendizagem que posso destacar, é sobre o próprio portfólio, pois neste semestre realizei uma postagem da disciplina de psicologia, sobre o texto “Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos” de Fernando Becker. Nesta postagem descrevi o que compreendi sobre os três modelos pedagógicos. A partir desta postagem houve trocas de idéias com a professora Nádie, que considero muito importante e também recebi vários comentários de estudantes de outras universidades.
Percebo quanto é valioso para meu crescimento poder compartilhar minhas descobertas e fazer trocas delas. Também, destaco as palavras da Professora Nádie, num dos seus comentários, “ Esse tipo de comentário que outros colegas fazem dá um sentido ao blog para além do PEAD e pode ampliar a tua rede de aprendizagens".
Ainda nesta mesma interdisciplina, percebo a importância de ler o texto “O que é Construtivismo?” do autor Fernando Becker. Pois, as informações observadas durante a leitura, possibilitaram a contextualização com os Projetos de Aprendizagem, metodologia abordada na pesquisa do meu TCC, embasada em práticas construtivistas.
A metodologia dos Projetos de Aprendizagem, descrita por Costa e Magdalena (2003) fecham com os conceitos de Construtivismo de Becker (2001). Pois, em ambos é indicado como objetivo principal, o reconhecimento dos alunos como sujeitos culturais ativos, com ações próprias que lhes permitem assimilar, produzindo as transformações no mundo em que vivem.
Portanto, penso que para que aconteça o “conhecimento” no aprendiz é preciso que ocorram experiências especiais, como as que os Projetos de Aprendizagem proporcionam, por partirem de temas sugeridos a partir da curiosidade do aluno. E para que num segundo momento, os alunos passem para a assimilação dessas novas informações, que por fim, se transformarão em aprendizagens.

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!

Trazes nessa postagem muitas relações da tua prática com as interdisciplinas estudadas mostrando que consegue trazer argumentos para embasar as tuas certeza.

Abraços
Roberta