quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aprendizagens do semestre VII

No semestre VII, estudamos interdisciplinaa de Didática, Planejamento e Avaliação, Linguagem, Educação de Jovens e Adultos, Libras e seminário Integrador. Já que estas antecederam o estágio curricular, foram essenciais para o desenvolvimento do estágio, pois envolveram conceitos como: conteúdos, planejamento, avaliação, especificidade cultural, exclusão, alfabetização, letramento, linguagem particular e língua de sinais.
Mas, as aprendizagens, que considero mais relevante neste semestre foram as leituras proporcionadas sobre as diferenças entre a Pedagogia de Projetos e os Projetos de Aprendizagem.
Sendo que acredito ser importante ressaltar aqui, as diferenças evidenciadas por Fagundes, Maçada e Sato (1999) quanto à diferenciação de Projeto de Ensino x Projeto de Aprendizagem. O primeiro, o tema a ser estudada parte do professor e da coordenação pedagógica da escola, seguindo os conteúdos programáticos das matérias que constam no currículo escolar, oportunizando pouca interatividade, sintonia e cooperação. O professor é o agente do processo e o aluno deve ser receptivo à proposta de seus mestres. O modelo pedagógico presente é o da transmissão do conhecimento.
Já na metodologia de Projetos de Aprendizagem(PAs), quem escolhe o tema a ser investigado são os alunos e os professores, consistindo em uma proposta metodológica onde o aluno é levado a construir o seu conhecimento, aprendendo a aprender, partindo de temas que selecionou com o seu grupo de trabalho, utilizando diversos recursos.
Deste modo, quando falamos em PAs, estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tabula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes.
Vimos que a concepção presente no trabalho com Projetos de Aprendizagem é a da construção do conhecimento. Conforme Magdalena e Costa, 2003, o que difere a nossa proposta é a liberdade de escolha dada aos alunos tornando-os assim verdadeiramente autores, tanto do seu projeto quanto da própria aprendizagem .
Portanto, mais uma vez, este eixo, me proporcionou aprendizagens. Essa foi uma idéia que foi amadurecendo para colocar na prática do estágio curricular, tanto que hoje, é o tema de meu TCC

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Elizete,

pelo visto esta não foi apenas uma aprendizagem relevante no eixo, mas no curso! Haja visto que norteou o teu estágio e também o TCC.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

ELIZETE disse...

Oi Professora Nadie, obrigada pela visita, com certeza posso dizer que Os Projetos de Aprendizagem foi uma das aprendizagens que mais se destacou não somente neste eixo mas durante o curso.
Um abração e muitas saudades...
Elizete