domingo, 30 de maio de 2010

Visita, momentos de reflexão!

Quero registra aqui, que essa semana recebi a visita da supervisora Marie Jane, pois foi um momento de muita satisfação, onde trocamos idéias que considero muito útil para meu estágio. Fiquei muito feliz com a sua visita e fui para casa realizada.
E também a reunião com a supervisora Marie Jane, as trocas de idéias com as colegas, ouvir as opiniões da professora, ajudou-me dar força para continuar nosso projeto, pois achava que os alunos iriam construir os textos sobre suas dúvidas e estava pronto o projeto, então compreendi que se pode levar adiante, que devo ir questionando, instigando mais suas curiosidades, que podem aprender mais e com isso conduzir os projetos ao fio condutor de minhas aulas, que no inicio do meu estágio não estava percebendo como fazer isso. Tanto que nos primeiros comentários da tutora Juliana ela levou-me a refletir isso. E só agora estou percebendo que poderei proporcionar aos alunos através dos PAs, esse fio condutor. Por exemplo, o grupo da poluição, eles irão trazer para a turma o que aprenderam com a sua pesquisa sobre a poluição, posso abordar esse assunto nesta semana, já que esta semana iremos tratar do tema meio ambiente, assim vão introduzir a partir de suas curiosidades para o conteúdo da escola, sendo que partindo de suas idéias. Segundo Paulo Freire é necessário “...discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. Por que não aproveitar a experiência que tem os alunos ...” E assim aproveitar os temas dos PAs para introduzir os conteúdos, já que são todos do seus interesses.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 24ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. pág. 33.

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!

Essa troca é mesmo importante, pois nesse momento podemos ver que podemos ir além. Que nossos alunos são capazes e que podemos fazer uso de suas aprendizagens em nossa sala de aula.

Abraços
Roberta