domingo, 19 de abril de 2009

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

Nesta semana, dia 16 de abril tivemos aula presencial de Psicologia com a professora Jaqueline e a tutora Márcia. Foi uma aula muito gratificante, pois discutimos sobre o texto Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos, de Fernando Becker, onde me levou a entender melhor como está estruturada a relação ensino/aprendizagem escolar.

Conforme o autor do texto pode-se afirmar que existem três diferentes formas de representar a relação entre o ensino e a aprendizagem que são: A Pedagogia Diretiva, Não Diretiva e a Relacional.

Na Pedagogia Diretiva, o professor fala e o aluno escuta. Ele só aprende se o professor ensina. Sendo este considerado como uma “tabula rasa”, isto é, para o professor, que trabalha a partir desse enfoque teórico, somente ele pode produzir algum novo conhecimento no aluno.

A Pedagogia Não-Diretiva considera o professor um facilitador, um auxiliar do aluno. O professor acredita que o aluno aprende por si mesmo.
Na Pedagogia Relacional o professor compreende que o aluno é capaz de aprender sempre e também de ensinar. Juntos buscam novas perguntas e respostas,construindo assim novos conhecimentos.
Fazendo um paralelo entre os três modelos pedagógicos, podemos observar as diferenças no resultado final do processo de aprendizagem.

A partir das indagações da professora Nádie, estou aqui para acrescentar sobre este último parágrafo, nessa postagem.
Quis dizer que, fazendo uma análise entre os três modelos, acredito que conforme a proposta da Pedagogia Relacional, o aluno tem mais oportunidade de construir uma aprendizagem, vai proporcionar o aluno, adquirir mais seus conhecimentos. A Pedagogia Relacional coloca ainda, que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para continuar a construir e que alguma porta se abrirá para o novo conhecimento, é só uma questão de descobri-la.
O aluno não é uma tabula rasa, onde depositamos todos os conhecimentos, como se dá no modelo empirista, o professor decide o que fazer e os alunos executam.
Assim, percebo que aí ocorra a diferença do resultado final deste processo, pois acredito que através deste modelo, seja o mais adequado, porque o sujeito interage a todo momento, sua ação é primordial e todos aprendem. A educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual acorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.

10 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Elizete,

Gostei da tua reflexão, mas confesso que não entendi quando dizes: "Fazendo um paralelo entre os três modelos pedagógicos, podemos observar as diferenças no resultado final do processo de aprendizagem." A que diferenças tu estás te referindo? Podes ilustrar? Uma postagem no blog pode ser lida por qualquer pessoa e é importante deixar bem claro, no texto, o que estamos querendo dizer. Concorda?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

ELIZETE disse...

Oi Profa. Nádie!

Após ler seu comentário, concordo contigo, percebi que não deixei claro,faltou complementação.Professora quis dizer que:
Percebo que, com a proposta da Pedagogia Relacional, o aluno tem mais oportunidade de construir uma aprendizagem, com este método, acredito que seja mais adequado para formar um aluno mais crítico, tornando-se assim um aluno capaz de transformar o mundo.
Será que deixei claro, profa Nádie.
Abraços....
Elizete

Nadie Christina disse...

Oi querida!

A tua réplica ao meu comentário esclareceu parcialmente, pois mencionas um dos modelos e afirmas que este permite "[...]mas oportunidade de construir uma aprendizagem". Todavia não deixas claro "como" esse modelo propricia essa construção e nem porque os demais modelos não a promovem da mesma forma. Para efetivamente fazer "[...]um paralelo entre os três modelos" deverias apresentar uma breve definição de cada um deles com os prós e contras. Não achas?
Um carinhoso abraço e uma boa semana!
Profa. Nádie

ELIZETE disse...

Oi Professora Nádie!
Fiz uma complementação na postagem.
abraços...
Elizete

ELIZETE disse...

Oi Professora Nádie!
Fiz uma complementação na postagem.
abraços...
Elizete

Nadie Christina disse...

Oi Elizete,

Ficou bem mais clara a tua compreensão sobre os modelos pedagógicos. Parece que a nossa discussão foi proveitosa.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

PEDAGOGIA disse...

Oi Elizete gostei muito deste artigo, foi muito boa tua colocação,ficou muito fácil de diferenciar os modelos pedagógicos.

malu disse...

olá, sou aluna da unip de campinas, do curso de pedagogia, estou no 2º semestre e tenho feito muitas descobertas, sobre o processo de ensino - aprendizagem, concordo com esse texto excelente, o relacionamento entre professor e aluno é uma troca de valores, o profesor passa mas tbm recebe...
serei seguidora deste blog que muito me edificou !!!!
um grande abraço á todas as lutadoras da educação!!
malu.

Nadie Christina disse...

Querida Elizete,

A tua postagem sobre os modelos está despertando o interesse de colegas de outros cursos. Sugiro que entre em contato com elas e compartilhe mais as tuas descobertas, agora em fase final do curso.
Esse tipo de comentário que outros colegas fazem dá um sentido ao blog para além do PEAD e pode ampliar a tua rede de aprendizagens.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Tania lopes disse...

gostei de mais de ler este texto que vc deixou pois apos um ano me serviu muito bem vou faser prova exatamente sobre este assunto