domingo, 12 de abril de 2009

O que é argumento?

Dou início aos registros das minhas aprendizagens, escrevendo sobre a primeira atividade de FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Já havia escutado a expressão "premissa", mas nunca me preocupei em saber o que significava, ou que houvesse relação com a argumentação. Entendo assim que as premissas são os argumentos que usamos para justificar determinada conclusão.
O texto de Filosofia de Educação deixou bem claro o que é argumento: “ Argumentar é ter a intenção de convencer ou justificar”. O nosso argumento deve convencer sob o nosso ponto de vista. Mas com o Dilema do Antropólogo Francês, ficou um pouco difícil defender ou contestar. Conforme o lado que se olha ele, está certo. Se pensarmos sob a nossa cultura, poderíamos dizer que ele está errado, mas ele não queria interferir na cultura dos nativos.

Mas a minha opinião é que sempre devemos defender a verdade que acreditamos, pois se acreditamos ela será verdade para nós e assim teremos argumentos, teremos como convencer o outro da nossa verdade.

2 comentários:

Eliana Ventorini disse...

Oi, Elizete!

Lendo tua postagem, fiquei pensando nos projetos de aprendizagem, em que somos levados a trabalhar em equipe... Quanta negociação se faz necessária nesse trabalho, não é?

Pois, onde entraria a "argumentação" nessa história? Que relação poderias estabelecer entre a argumentação e o trabalho com PAs?

Fiquei pensando nessa relação...

Te aguardo para continuarmos a conversa!

beijos,
Profª Eliana Ventorini
Seminário Integrador - TC

ELIZETE disse...

Olá professora Eliana...
Após ler seu comentário, fiquei pensando nessa relação.

Pois bem,essa relação se faz presente entre argumentação e a elaboração do PA é algo que se faz constantemente presente, pois a pesquisa realizada para fundamentar a pergunta norteadora do projeto e os resultados obtidos são argumentos que sustentam e dá o suporte ao trabalho elaborado.

Bjos!!