domingo, 12 de abril de 2009

ANCESTRALIDADE

Ao realizar a primeira atividade da Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação, “O eu o outro, diferenças, ancestralidade” senti-me bastante gratificada, pois foi um momento onde pude parar para pensar, refletir de onde vêm certos hábitos e questões que muitas vezes preferimos manter escondidas.
Sabemos que ancestralidade é a nossa identidade cultural herdada de nossos ancestrais, ela é composta de história, costumes, língua e hábitos, com ela formaram a base cultural que nos acompanhará e que nós acrescentaremos para legá-la aos nossos descendentes.
Através da proposta deste trabalho, tentei buscar um pouquinho de minha história. Lendo a leitura do texto “Em busca de uma ancestralidade brasileira” de Daniel Mundurucu, percebi que meu pai, tem a preocupação de continuar a passar muitas histórias de vida, de nossa ancestralidade, passar os valores que adquiriu de sua educação, e eu também tenho esta preocupação de passar para minha família.
Com certeza trazemos com nós, heranças genéticas de nossos antepassados e vamos construindo nossa identidade e dar continuidade de nossa história.
"... somos continuação de um fio que nasceu há muito tempo atrás... vindo de outros lugares... iniciado por outras pessoas... completado, remendado, costurado e... continuado por nós...” (Daniel Mundurucu).

Nenhum comentário: