terça-feira, 22 de junho de 2010

Útima semana de estágio

Esta semana conclui meu estágio, nove semanas se passaram...
Agora mais aliviada, feliz e satisfeita por ter alcançado os meus objetivos, com esforço e dedicação, posso dizer que consegui vencer mais um desafio, que mesmo a tantas dificuldades, valeu a pena ter apostado na metodologia do PA, pois considero que ao trabalhar com os PAs proporcionou para os alunos, muitas descobertas, onde todos os grupos tiveram trocas de experiências, aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimentos. Mesmo assim, faltando alguns passos, puderam transformar o trabalho do PA em um trabalho de grandes trocas de conhecimentos. Assim posso dizer que:
No caso do PA, essa construção é realizada em função de uma rede, de entradas e saídas em diferentes atividades e trocas cooperativas que favorecem retomadas para refinar o que anteriormente tinha sido produzido. Todos os momentos do trabalho são fundamentais para a construção de conhecimentos, sejam eles ligados aos processos que favorecem o desenvolvimento dos modos de aprender, sejam ligados à construção de conhecimento acerca de determinada área, propriamente dito.


Referência:
COSTA, Iris Elisabeth Tempel; MAGDALENA, Beatriz Corso. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Tudo bem? Adorei a tua postagem de fechamento do estágio. Muito legal saber que tu trabalhou com os PAs e encontrou neles um caminho para a construção do conhecimento através das trocas.
Para qualificar ainda mais a tua postagem, que já inclui a fonte do referencial teórico que fundamentou esta reflexão, eu sugiro que tu coloque entre aspas a parte do texto extraída de Costa e Magdalena. Assim ficará ainda mais evidente a tua construção pessoal. Um grande beijo e muitas saudades,
Profa. Nádie