segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reta Final

Esta semana estou na reta final do estágio, disse para os alunos que era para ir organizando-se com os projetos, para podermos apresentar para a turma. Foi um alvoroço, pois uns alunos disseram que queriam continuar as pesquisas, que tinham muito para saber, e também disseram:__daí nosso blog, não vamos mais continuar, professora? Não vamos mais poder ir à tua casa?
Vi que os alunos ficaram angustiados, porque falei que o tempo está ficando limitado, uma vez que o estágio está chegando ao fim e tenho que encerrar os PAs, do jeito como está.
Percebi que os PAs vêm desenvolvendo um aprendizado significativo para essas crianças, pois no momento que iniciei a proposta do PAs na turma, era algo muito desafiador para eles, inclusive para mim e hoje posso dizer que dia a dia eles vem demonstrando buscar soluções, motivados a irem em busca de respostas para as suas questões. Enfim, não tenho a certeza de um resultado perfeito, mas de um processo que apesar de imperfeito, está promovendo o crescimento e a autonomia desses alunos, e também posso dizer do meu crescimento como ser humano e profissional.
Nesta semana, pude relacionar o meu trabalho dos PAs com o texto “Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web2.0” de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena, no seguinte trecho,onde elas citam que:

O trabalho com PA é assim entendido como um processo complexo de idas e vinda entre o que eu penso que sei; o que me falta saber; o quê e onde buscar; que informações são importantes e o que elas me dizem: corroboram o que eu pensava saber, contradizem o que eu sabia, apontam novos aspectos nos quais eu não havia pensado, geram novas perguntas? Além disso, nosso papel como mediadores deste processo, fica fortemente vinculado a este conhecimento inicial, trazido à tona.

Referência:
COSTA, Iris Elisabeth Tempel; MAGDALENA, Beatriz Corso. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0.

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!

Quem sabe tu não convence a prof. titular a continuar o trabalho com PA's. Teus alunos estão pedindo e ela já pode ver os frutos do trabalho nos projetos dele.

Abraços
Roberta