domingo, 20 de abril de 2008

APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO

No dia 07 de Janeiro de 2008, foi realizada uma apresentação oral, sobre as aprendizagens do terceiro semestre do curso de pedagogia. A apresentação foi muito angustiante para mim, por estar passando um dos momentos mais difíceis de minha vida, com apoio das amigas, colegas e tutoras, consegui apresentar o meu trabalho com um pouco de tranqüilidade.
No meu portfólio fiz uma relação sobre as aprendizagens mais significativas que ocorreram durante o semestre. As aulas contribuíram para mudar a minha ação perante o trabalho pedagógico. Essas reflexões fizeram ver que podemos trabalhar de forma interdisciplinar.
Consegui encarar as aulas de artes com outro ponto vista, o que era antes pintura de folhinhas agora são análises de obras de artes e oficinas de criação. O teatro, que antes era só utilizado em eventos, agora é utilizado nas aulas. Mencionei diversas atividades realizadas em sala de aula, articulando-as a referenciais teóricos e constatações relevantes, ressaltando a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. O brincar está sendo visto com outro olhar - não ocupação de tempo - mais sim, uma necessidade fundamental para as crianças. Este trabalho de reflexão me permitiu criar novos olhares sobre minhas práticas e ampliar meus conhecimentos, realizando ao mesmo tempo, uma articulação entre as disciplinas estudadas.

Um comentário:

falcettaportfolio disse...

Elizete,

os desafios, como a alegria, a aventura, o aconchego, são da natureza humana, por isso devemos usá-los ao nosso favor. A tua circunstância difícil de vida foi ao mesmo tempo a possibilidade (ou uma das) de experimentares o apoio dos colegas, de nós. Mas isso passou, vamos em frente!
Quanto a esse comentário sobre a apresentação oral, te sugiro uns acréscimos: quando dizes “Essas reflexões fizeram ver que podemos trabalhar de forma interdisciplinar”, essa observação merece um complemento justificador. Lembra, necessitamos cultivar a curiosidade epistemológica citada pelo Paulo Freire. Então vamos aos porquês dos porquês. Que forma, portanto, interdisciplinar vislumbraste?
Em outro trecho dizes “Este trabalho de reflexão me permitiu criar novos olhares sobre minhas práticas e ampliar meus conhecimentos [...]”. Tens aí um material rico para explorares. O que se deu ou está se dando no teu fazer em termos de mudança de rumo pedagógico? De novo a pergunta.
São pequenas provocações para te propor o aprofundamento gradual das tuas reflexões. Vamos aos poucos, mas vamos sempre.
Abraço,
Antônio