domingo, 26 de setembro de 2010

EIXO III

Para realizar esta postagem, foi necessário revisar as interdisciplinas do eixo III, no qual estudamos: Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Ludicidade e Educação, Música na Escola, Teatro e Seminário Integrador.
Este semestre, muito contribuiu para minha prática de estágio, pois cada interdisciplina estudada colaborou para que tivesse uma prática pedagógica mais lúdica, proporcionando aos alunos, sujeitos mais ativos e participativos. Como por exemplo, em Literatura Infantil e Aprendizagem, proporcionou-me que fizesse a contação de estória, de uma forma lúdica, onde a criança tem prazer em ouvir, levando a imaginação e a compressão de mundo.
Mas a interdisciplina que mais me chamou atenção foi Ludicidade e Educação, por que os textos estudados, trouxe compreensão da importância do brincar, do lúdico em sala de aula. Como cita a professora Tânia Ramos Fortuna no seu texto, Sala de aula é lugar de brincar? “uma aula lúdica, que consegue estabelecer um clima de desafio, de surpresa e mistério para quem aprende e para quem ensina, é uma aula que contribui para a aprendizagem efetiva deste aluno”. Também, concordo que a sala de aula deve ser um lugar onde as crianças possam estar em contato com os jogos e brincadeiras, pois esse ambiente contribui para o aperfeiçoamento das habilidades e potencialidades dos alunos. Enfim, esses conceitos estudados, me ajudaram a colocá-lo em prática com os alunos, tornando as aulas mais atraentes e produtivas. Já que o lúdico aliado a nossa prática, favorece a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

Referência:

Sala de aula é lugar de brincar? Tânia Ramos Fortuna
Disponível em:
http://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!!

Nessa tua postagem consigo identificar os pontos que devem ser seguidos para a construção de um boa postagem. Conseguiste contextualizar a postagem, falando do eixo III e suas interdisciplinas. Trouxeste elementos teóricos com o citação de Tânia Fortuna e ainda fizeste uma reflexão com o teu estágio.

Abraços
Roberta