quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reflexão sobre os PAs

Durante este curso, a interdisciplina do Seminário integrador mais uma vez me proporcionou aprendizagens. Uma delas foi aprender a fazer uso das metodologias de Projetos de Aprendizagens. Foi algo totalmente inovador para mim, no inicio muita insegurança, quanto ao colocar em prática na sala de aula. Percebi da importância de colocarmos em prática o desenvolvimento dos PAs com nossos alunos,pois se ocorrer de forma bem orientada, certamente irá colaborar para um bom desempenho, motivando-os para desenvolver suas potencialidades, construir seus conhecimentos, partindo do seu próprio contexto, realidade e sua curiosidade, levando-os a aprendizagens significativas e de qualidade.
Logo a seguir, num segundo momento, a interdisciplina proporcionou uma reflexão sobre a atividade do PA, mostraram os caminhos para a análise e debate das teses, levando a conferir nossas postagens e confrontar nossas idéias.
Através desse exercício pude constatar passos importantes para alcançar os objetivos nesta modalidade do Projeto de Aprendizagem. Entretanto, ao longo da atividade, fui percebendo que a análise proporcionou a reflexão de todo o trabalho que fizemos no PA. Também me fez refletir sobre as minhas próprias argumentações e aí que está a importância da ação/reflexão.

2 comentários:

By Benites disse...

Elizete!

Fiquei curioso com esta tua citação " Através desse exercício pude constatar passos importantes para alcançar os objetivos nesta modalidade do Projeto de Aprendizagem"
Que passos foram estes? Que objetivos?
Aguardo seu comentário.
Benites

ELIZETE disse...

Olá Benites!
Respondendo tua pergunta, que passos foram estes? Que objetivos? Talvez até me expressei mal, mas quis dizer que através das análises das teses, percebi que se seguir toda a estruturação de um PA, se for bem elaborada, como a pergunta central bem definida, as certezas e dúvidas, enfim todo os passos para seguir de um PA, teremos nossos objetivos alcançados.
Abraços...
Elizete