quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Linguagem

Durante esse semestre, a interdisciplina de Linguagem e Educação, está me proporcionando conhecimentos novos, pois a partir da leitura do texto: "Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola" de (KLEIMAN, 2006), pude compreender a diferença de alfabetização e letramento, e concluí que:
Alfabetização é ação de ensinar aprender a ler e a escrever.

Letramento é o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. Podendo assim, dizer que a alfabetização e o letramento se somam. A alfabetização é um componente do letramento.
O processo do letramento começa bem antes do processo de alfabetização, pois acredito que desde nosso nascimento, quando a mãe conversa com a criança, lendo historinhas, a criança já está sendo inserida no mundo letrado. Mesmo que adultos sejam analfabetos, de certa forma eles também são considerados letrados, embora não tenham sido escolarizadas, pois vivem em contato com a escrita, tomam ônibus, manuseiam dinheiro, etc., pois da sua maneira "lendo". Por isso o letramento é um processo que acontece na escola, na igreja, no sindicato ou em outras instituições, é um conceito mais amplo que alfabetização.
Portanto, aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las (ou de associá-las)- letramento escolar-alfabetização, mas na possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação, possíveis, reconhecidas, necessárias e autênticas em um determinado conjunto cultural- letramento social.

3 comentários:

By Benites disse...

Elizete!

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para seus filhos, é contar histórias.
Esta é uma marca muito positiva na imaginação e na linguagem das crianças.
Na sua escola é comum os pais lerem historinhas aos seus filhos?
Você sabe quantos alunos passam por esta experiência?
Aguardo.
Benites

Unknown disse...

Olá Benites!
Também percebo a importância do hábito dos pais contarem historinha para seus filhos, isso lembro com muita saudade, quando minha mãe contava suas incontáveis historinhas para mim e meus irmãos,à noite ao redor do fogão de lenha, trazendo marcas positivas na minha imaginação. Porém, percebo que poucos pais lêem para seus filhos,atualmente devido o grande corre-corre do cotidiano, infelizmente os pais estão deixando de lado essa grande magia para seus filhos, que é a leitura de histórias para seus filhos, transportando para as professoras das escolhinhas infantis.
Abraços..
Elizete

ELIZETE disse...

Oi Benites, não entendi porque que o comentário saiu em nome da Rejane.
Elizete