quinta-feira, 19 de junho de 2008

O SABER E O SABOR

O video “O Saber e o Sabor” trouxe-nos vários depoimentos de educadores
que puxam pela memória passagens da sua educação quando criança, enfim, o que lhes marcou nessa época.
Aí surge Rubem Alves exemplificando que as coisas que não nos são úteis e não nos dão prazer parecem como a água do macarrão onde aproveitamos o macarrão e a água desprezamos.
Ele coloca que temos que além de saber, degustar o que sabemos, saborear nossos conhecimentos.O professor do futuro não deve ser aquele repetidor de conteúdos congelados num livro. A educação se modificará quando o professor olhar para o aluno de outra maneira, tendo a mesma curiosidade e vontade em aprender e juntar-se ao aluno na busca do novo. Rubem Alves diz "Educar não é ensinar a resposta, educar é ensinar a pensar." Isto me fez refletir: Será que sou uma educadora que desperta, que faz pensar e instiga a curiosidade dos alunos?

terça-feira, 10 de junho de 2008

Video Balance

Observando a ocupação do espaço mostrado através das imagens do filme Balance, pude perceber como ações individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema. Inicialmente a vida daqueles habitantes parecia harmoniosa e equilibrada. Até que alguém sem pensar nos outros habitantes, resolveu colocar em perigo aquele universo, tirando o equilíbrio do Planeta. As imagens do filme, retrataram muito bem a importância de conseguir alcançar o equilíbrio atravésde atitudes conscientes e unidas. Quando muitos lutam por um mesmo objetivo, este será alcançado com mais êxito. Se o ser humano se unisse para preservar o nosso Planeta não teríamos tanto desequilíbrio ambiental. Precisamos estabelecer harmonia ambiental, respeitar a vida de todos os seres que nela habitam, para termos uma qualidade de vida no Planeta.
Por isso nós educadores temos uma missão importante de desenvolver em nossos alunos atitudes de equilíbrio e harmonia ambiental, para que eles possam usufruir de um Planeta preservado