quinta-feira, 19 de junho de 2008

O SABER E O SABOR

O video “O Saber e o Sabor” trouxe-nos vários depoimentos de educadores
que puxam pela memória passagens da sua educação quando criança, enfim, o que lhes marcou nessa época.
Aí surge Rubem Alves exemplificando que as coisas que não nos são úteis e não nos dão prazer parecem como a água do macarrão onde aproveitamos o macarrão e a água desprezamos.
Ele coloca que temos que além de saber, degustar o que sabemos, saborear nossos conhecimentos.O professor do futuro não deve ser aquele repetidor de conteúdos congelados num livro. A educação se modificará quando o professor olhar para o aluno de outra maneira, tendo a mesma curiosidade e vontade em aprender e juntar-se ao aluno na busca do novo. Rubem Alves diz "Educar não é ensinar a resposta, educar é ensinar a pensar." Isto me fez refletir: Será que sou uma educadora que desperta, que faz pensar e instiga a curiosidade dos alunos?

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Fiquei curiosa para saber a resposta da tua pergunta. Quando descobrir não esqueça de compartilhar conosco, teus leitores "com sede de saber mais"...:)
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Stela disse...

Oi Elizete, estive pensando sobre “as memórias da educação” de tão ilustres pensadores que você anotou. E isso me fez pensar mais um pouquinho hoje. Aquilo que marcou educadores de renome como Rubem Alves, provavelmente sejam as mesmas marcas que nós mesmas trazemos como lembranças prazerosas das coisas que vivemos na escola e de professores que fizeram parte do nosso passado escolar. Bom isso de lembrar pessoas tão distantes, mas que nos deixaram “algo mais” na sua passagem... Lembro com carinho do professor Laertsan, de Português, que me fez amar a gramática! E do professor Franscisco, de matemática, que me ensinou a calcular P.As e P.Gs. Essas pessoas fizerem parte de um tempo das nossas vidas. Sabe, também penso muito essa mesma pergunta que fazes: será que estou fazendo realmente a diferença para o meu aluno? ...