segunda-feira, 26 de novembro de 2007

INVENTÁRIO CRIATIVO

“O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme "gama" de aprendizados, podem ser citados como exemplos a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno , seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.”

Selecionei algumas atividades, que realizei com os alunos de 4ª série,uma turma de 20 alunos, a partir da aula presencial de teatro.
As atividades foram:
Atividade 1:
Sou fulano e gosto de...
Os alunos são convidados a ficar de pé em círculo, cada aluno se apresenta falando seu nome, revelando algo de que goste e fazendo um gesto com o corpo que imite aquilo do que gosta. Por exemplo, dizer: ”Eu sou a Fernanda e gosto de dançar”, e faz o gesto com o corpo imitando um passo de dança.

Atividade 2:
Meia - Meia lua: os alunos ficam em linhas retas mais ao fundo da sala enquanto um aluno coordenador à sua frente e de costas pode virar-se a qualquer momento fazendo com que os alunos transformem-se em estátuas. Os alunos que não ficarem paralisados deverão voltar para o fundo da sala, e o primeiro que chegar a frente toma a posição do coordenador.

Atividade 3:
Brincadeira da estátua: Os alunos caminharão ouvindo uma música, que irei coordenando para que caminhem ora obstáculos, ora ritmos, assim várias situações, e quando a música pára, os alunos devem permanecer como estão, formando estátuas. Depois formarão duplas para um formar estátua um no outro.

Atividade 4:
Álbum de fotos: Formar quatro grupos de cincos alunos e propor que cada grupo faça três poses para fotografias, e dizer que tipo de pose é.


Relato do Desenvolvimento

Fiz um planejamento, para realizar as atividades de forma lúdica, a partir da aula presencial de teatro, com alunos de quarta série, uma turma de 20 alunos. Iniciei as atividades, explicando que era um trabalho para a faculdade, aula de teatro, se estavam dispostos a ajudar. Os alunos demonstraram-se muito interessados e animados com as atividades propostas.
Preparei a sala de aula, criando um espaço onde pudessem realizar as atividades com entusiasmo, proporcionando um momento de descontração e que ficassem bem à vontade. Fiquei preocupada se a atividade seria atraente, pois no início senti dificuldades de mantê-los atentos. Foi difícil fazer com que eles me ouvissem. Aos poucos, eles foram ficando empolgados e já não queriam que as atividades terminassem.
Comecei com as atividades motivando-lhes a participação. Fiquei impressionada com a criatividade que desenvolveram e percebi que eles conseguiram expressar, através dos gestos e sorrisos, a alegria de realizar as atividades. Na hora de formar as estátuas, eles foram muitos criativos e inventaram várias formas de se posicionar. A atividade das fotos foi muito apreciada. Fizeram diversas poses bem criativas, Gostaram tanto das atividades que fiquei surpresa. Principalmente quando pediram para continuar e foram dando diversas opiniões. Ao longo das atividades, a aula se tornou mais atrativa e lúdica. Todos foram se envolvendo de uma forma prazerosa,fiquei satisfeita pela criatividade que contemplou o objetivo da aula.

Todos os alunos ficaram na expectativa de repetir mais vezes esse tipo de abordagem. Esse foi um fato que fez com que eu pense em novas maneiras de abordar minha relação com as crianças.

Algumas fotos que foram tiradas dos alunos na hora das atividades



Nenhum comentário: