segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Educação de Jovens e Adultos

Lendo o parecer CEB 11/200 Resolução CNE/CEB 1/2000, pude compreender que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) caracteriza-se como uma proposta de ensino voltada ao atendimento aos que na idade própria, não tiveram acesso a escolarização, e nem domínio da escrita e da leitura ou foram impossibilitados devido a condições sociais adversas. Ser privado deste acesso é a perda de um instrumento necessário para uma presença significativa na sociedade. Por isso foi criado a EJA, para que todos tivessem um bom desenvolvimento de suas habilidades e adquirir um nível profissional mais qualificado. .
Penso que os profissionais desta modalidade de ensino devem estar preparados para atender os diferentes objetivos e características de cada educando, principalmente considerando a idade semelhante ou superior com a qual estarão trabalhando. Devem estar abertos ao diálogo e a compreensão de cada realidade, além de possuir a formação necessária, tornando-se capazes de construir projetos pedagógicos que atendam as necessidades e expectativas dos educandos, respeitando as normas e exigências respectivas desta modalidade.

Um comentário:

By Benites disse...

Elizete!

Gostaria de uma reflexão sua sobre esta citação no teu texto ² Penso que os profissionais desta modalidade de ensino devem estar preparados para atender os diferentes objetivos e características de cada educando...
OK.
Benites