quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reflexão sobre o Trabalho com PA

No início deste semestre as interdisciplinas Seminário Integrador e Projeto Pedagógico em Ação nos proporcionaram a oportunidade de elaborar um projeto partindo da criação de perguntas e selecionando-as quanto ao seu grau de produtividade ou não. A partir daí escolhemos perguntas que considerávamos produtivas e que vinham ao encontro de nossos interesses para elaborar um projeto e pesquisar sobre seu tema.
No começo do PA confesso fiquei bastante animada. Estava ansiosa para escolher um grupo e pesquisar sobre o assunto. O nosso tema inicial buscava esclarecer como “As emoções afetam nosso organismo”. Queríamos saber quais as influências que as emoções nos trazem, o porquê de algumas pessoas sentirem muita fome e outras não, como o sistema nervoso influencia a nossa qualidade de vida. Começamos então elaborar nossas certezas e dúvidas e o mapa conceitual. Até aí tudo bem, porém com o passar das semanas, fiquei um pouco desestimulada, pois não sabia muito bem quais passos a seguir, não conseguimos dar continuidade ao projeto, pois nos faltaram argumentos que sustentassem nossas dúvidas e certezas provisórias, justamente por se tratar de questões muito amplas e sem um foco central.
Conversamos com a professora Nadie, ela nos orientou-nos para dar continuidade, assim elaboramos mais uma certeza e dúvidas, mas mesmo assim não estamos certas do que rumo seguir. Mas foi bom trabalhar com o meu grupo todas se empenharam, contribuíram acredito que crescemos muito, aprendemos umas com as outras. Pois sempre modificamos algo para melhor quando nos comunicamos e acrescentamos dados que dão continuidade e valorizam o processo.
Conversando com as colegas, sobre os projetos, percebi que foi difícil para todas, pois nunca havíamos feito, porém agora que compreendemos melhor a proposta, acredito que para o próximo semestre esse projeto terá um novo rumo.

Um comentário:

Roberta disse...

Elizete!!

Não é mesmo fácil fazer uma coisa pela primeira vez. No caso dos PA's que o trabalho evolui conforme a nossa pesquisa e nossa curiosidade fica ainda mais difícil pois estamos acostumados a receber instruções de como fazer e quando temos que tomar as rédeas da situação a coisa começa a ficar complicada, mas essa é uma experiência única que deve ser bem aproveitada e refletida.

Abraços
Roberta