quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Chegando à reta final ...

Chegando à reta final do nosso curso, um momento muito esperado... Após esta longa caminhada estou refletindo sobre as postagens feitas desde o inicio do semestre, confesso que fico um tanto emocionada e feliz ao mesmo tempo. Este portfólio ficará na lembrança como um álbum de fotografias, com certeza muitas vezes será folheado para relembrar momentos vividos...
Foram muitas as aprendizagens que ocorreram durante esta trajetória no PEAD, mas a que mais marcou, tanto na minha vida pessoal como profissional, sem dúvidas foram às Tecnologias da Informação e Comunicação. Nossa recordar a primeira semana do curso é muito emocionante.
Percebo que mudei como pessoa, aprendi a lidar com meus medos, pude observar que todas as pessoas têm receios, basta saber lidar com eles para que não tenha uma proporção maior que a realidade em questão.
Fiz muitos amigos, pessoas que pude ter o prazer de conviver, e se não fosse o curso, quem sabe, não teríamos a oportunidade dessa amizade.
Aqui neste espaço gostaria de agradecer a todos os professores e tutores de sede e do Pólo de Três Cachoeiras que no decorrer do curso, compartilharam seus conhecimentos. Carrego tudo isso comigo juntamente com seus exemplos de profissionalismo.
E carinhosamente à professora Marie Jane, e a tutora Juliana, minhas orientadoras nesta reta final do percurso, pelos esclarecimentos e aprendizados que auxiliaram no meu trabalho de conclusão.
Também todas as colegas, pela companhia ao longo do curso, por todo o apoio e carinho que sempre me deram, sentirei saudades!
Enfim... A todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para que este curso fosse concluído com sucesso. Muito obrigada, de coração!

Semestre IX - Trabalho de Conclusão do Curso

Estamos em um momento muito especial, concluindo o curso com o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).No inicio do semestre, fiquei muito angustiada, mas como já passei por muitos desafios durante o curso, este seria mais uma etapa a vencer.Confesso que está sendo um trabalho muito árduo, de muitas leituras, escritas e reescritas, um processo que exige muita dedicação, esforço e isso está se concretizando, graças a orientação das professores Marie Jane Carvalho e da Juliana Machado.
No meu TCC, trago em discussão como tema “A aprendizagem escolar a partir da metodologia de Projetos de Aprendizagem”. Sendo que esta proposta dos Projetos de Aprendizagem aliados ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação proporciona ao aluno a construção do conhecimento de forma autônoma, pois este busca suas aprendizagens a partir de seus interesses e curiosidades traçando estratégias para resolver suas inquietações.
No entanto, os Projetos de Aprendizagem foram um dos grandes diferenciais do estágio, que procurei inserir do melhor modo possível de forma consciente, aliados as tecnologias como complemento das atividades realizadas em sala de aula. Como afirma Fagundes (1999, p.19), que “é quase impossível fazer Projetos de Aprendizagens sem o uso das tecnologias”.
Para o desenvolvimento do TCC, busquei referencial teórico em muitas das disciplinas proporcionadas pelo curso para poder escrever e aprofundar-me. Nesse sentido, realizei leituras que aprofundaram a compreensão que eu tinha dos Projetos de Aprendizagem e sobre as Tecnologias da Informação e comunicação. Tais leituras deram suporte à minha pesquisa e me permitiram uma análise crítica do trabalho. Os autores que me ajudaram a estabelecer um diálogo com a teoria foram: José Manuel Moran;Léa Fagundes, Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena.
Apesar deste trabalho não ser uma tarefa fácil, está me ajudando a repensar as práticas e a aprendizagem dos nossos alunos. Enfim... É mais uma etapa que desejo vencer para a tão sonhada graduação! Somos a primeira turma da UFGRS à distância, precisamos dar o exemplo e superar nossas dificuldades.

VIII semestre -Estágio Curricular

No decorrer do oitavo semestre, transcorreu o tão sonhado estágio curricular. Posso dizer que foram momentos de ansiedade, medos, incertezas, mas também foram momentos de muitas expectativas e gratificantes que deixaram marcas positivas em minha vida.
Relendo o meu portfólio, percebe-se claramente que cada semana, fazia postagens referentes aos acontecimentos ocorridos durante o processo do meu estágio. Fui descrevendo minha trajetória em sala de aula, minhas angustias minhas conquistas, sempre fazendo o exercício de refletir e traçar novos caminhos.
Durante esse período do estágio, propus colocar em prática, minhas aprendizagens adquiridas durante o curso do PEAD, mesmo enfrentado desafios, em confrontos com as idéias de a professora titular, consegui colocar na prática, a proposta dos Projetos de Aprendizagem aliadas ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, metodologia que proporciona ao aluno buscar suas aprendizagens, a partir de seus interesses e curiosidades traçando estratégias para resolver suas inquietações.
Para colocar em prática os Projetos de Aprendizagem, foram necessárias leituras que oferecessem suporte para aprofundar a compreensão que eu tinha dessa metodologia. Nesse sentido, realizei leituras das autoras Magdalena e Costa (2003) e Fagundes (1999). Pois, de acordo com as ideias de Magdalena e Costa (2003) o professor além ser um especialista ele também é um aprendiz e passa a ser incentivador da aprendizagem. Para tanto é necessário que o mesmo possua conhecimento sobre esta metodologia para que possa dar suporte e orientação durante o processo.
A prática de estágio curricular foi uma oportunidade interessante e desafiadora. Provando para mim, o quanto sou capaz, e que o novo deve acontecer sempre, pois devo dizer que a coragem de inovar é o resultado das práticas adquiridas nas interdisciplinas que foram desenvolvidas ao longo do Curso de Pedagogia.
Portanto, destaco que através do estágio curricular, os Projetos de Aprendizagem, trouxeram contribuições extremamente importantes para meu desenvolvimento do TCC...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aprendizagens do semestre VII

No semestre VII, estudamos interdisciplinaa de Didática, Planejamento e Avaliação, Linguagem, Educação de Jovens e Adultos, Libras e seminário Integrador. Já que estas antecederam o estágio curricular, foram essenciais para o desenvolvimento do estágio, pois envolveram conceitos como: conteúdos, planejamento, avaliação, especificidade cultural, exclusão, alfabetização, letramento, linguagem particular e língua de sinais.
Mas, as aprendizagens, que considero mais relevante neste semestre foram as leituras proporcionadas sobre as diferenças entre a Pedagogia de Projetos e os Projetos de Aprendizagem.
Sendo que acredito ser importante ressaltar aqui, as diferenças evidenciadas por Fagundes, Maçada e Sato (1999) quanto à diferenciação de Projeto de Ensino x Projeto de Aprendizagem. O primeiro, o tema a ser estudada parte do professor e da coordenação pedagógica da escola, seguindo os conteúdos programáticos das matérias que constam no currículo escolar, oportunizando pouca interatividade, sintonia e cooperação. O professor é o agente do processo e o aluno deve ser receptivo à proposta de seus mestres. O modelo pedagógico presente é o da transmissão do conhecimento.
Já na metodologia de Projetos de Aprendizagem(PAs), quem escolhe o tema a ser investigado são os alunos e os professores, consistindo em uma proposta metodológica onde o aluno é levado a construir o seu conhecimento, aprendendo a aprender, partindo de temas que selecionou com o seu grupo de trabalho, utilizando diversos recursos.
Deste modo, quando falamos em PAs, estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tabula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes.
Vimos que a concepção presente no trabalho com Projetos de Aprendizagem é a da construção do conhecimento. Conforme Magdalena e Costa, 2003, o que difere a nossa proposta é a liberdade de escolha dada aos alunos tornando-os assim verdadeiramente autores, tanto do seu projeto quanto da própria aprendizagem .
Portanto, mais uma vez, este eixo, me proporcionou aprendizagens. Essa foi uma idéia que foi amadurecendo para colocar na prática do estágio curricular, tanto que hoje, é o tema de meu TCC

domingo, 7 de novembro de 2010

Aprendizagens do 6º semestre

No eixo VII, estudamos as disciplinas de : Filosofia, Questões Étnicas, Psicologia II, Necessidades Especiais e Seminário Integrador.
Com os estudos do VI semestre, percebi que as interdisciplinas estavam ligada a diversidade, e a importância de saber valorizar o diferente, destacando o que cada um tem de melhor, ressaltando habilidades e aprendendo a lidar com as dificuldades impostas pela sociedade.Como por exemplo a disciplina Questões Étnicas,trabalhou com questões que valoriza as culturas presentes na sala de aula, fazendo com que os educandos percebessem a riqueza das suas etnias que formam a cultura do Brasil de hoje.
Uma das aprendizagens deste semestre ocorreu com os estudos de Necessidades Especiais, por que antes destes estudos pensava que era quase impossível trabalhar com a inclusão na sala de aula esse tema me assustava. E ao longo deste semestre, estudando e com as trocas de idéias com os colegas, fui percebendo que se tivermos amor, paciência e também em conjunto disso, ir em busca de mais conhecimentos, poderemos vencer as barreiras existentes para romper as desigualdades.E para isto, esta interdisciplina contribuiu e esclarecendo-me a ter um olhar, como podemos fazer um trabalho mais humano com alunos com necessidades especiais, para realmente podermos dizer que fazemos um trabalho de inclusão.
Outra aprendizagem que posso destacar, é sobre o próprio portfólio, pois neste semestre realizei uma postagem da disciplina de psicologia, sobre o texto “Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos” de Fernando Becker. Nesta postagem descrevi o que compreendi sobre os três modelos pedagógicos. A partir desta postagem houve trocas de idéias com a professora Nádie, que considero muito importante e também recebi vários comentários de estudantes de outras universidades.
Percebo quanto é valioso para meu crescimento poder compartilhar minhas descobertas e fazer trocas delas. Também, destaco as palavras da Professora Nádie, num dos seus comentários, “ Esse tipo de comentário que outros colegas fazem dá um sentido ao blog para além do PEAD e pode ampliar a tua rede de aprendizagens".
Ainda nesta mesma interdisciplina, percebo a importância de ler o texto “O que é Construtivismo?” do autor Fernando Becker. Pois, as informações observadas durante a leitura, possibilitaram a contextualização com os Projetos de Aprendizagem, metodologia abordada na pesquisa do meu TCC, embasada em práticas construtivistas.
A metodologia dos Projetos de Aprendizagem, descrita por Costa e Magdalena (2003) fecham com os conceitos de Construtivismo de Becker (2001). Pois, em ambos é indicado como objetivo principal, o reconhecimento dos alunos como sujeitos culturais ativos, com ações próprias que lhes permitem assimilar, produzindo as transformações no mundo em que vivem.
Portanto, penso que para que aconteça o “conhecimento” no aprendiz é preciso que ocorram experiências especiais, como as que os Projetos de Aprendizagem proporcionam, por partirem de temas sugeridos a partir da curiosidade do aluno. E para que num segundo momento, os alunos passem para a assimilação dessas novas informações, que por fim, se transformarão em aprendizagens.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aprendizagens do V semestre

No V semestre, estudamos Organização e Gestão da Educação,
Organização do Ensino Fundamental, estas interdisciplinas, nos oportunizaram estudar textos que nos mostrou como funciona a organização da escola numa perspectiva democrática, sendo que esta, se dá através da participação, isto é, quando todos os segmentos caminham juntos na luta por uma escola igualitária para todos. Também vimos como funciona suas leis, seus recursos e todo seu funcionamento.
Ainda relendo os trabalhos da interdisciplina Organização e Gestão da Educação, percebi que os textos de Nalú Farenzena contribuíram para um entendimento, desde a época em que o Brasil tornou-se república e adotou a organização política federativa até os dias atuais, onde o país passou por períodos democráticos, ditatoriais, entre autoritarismo e democracia. Sendo assim, acredito que “Nós estamos ainda no processo de aprender como fazer democracia. E a luta por ela passa pela luta contra todo tipo de autoritarismo" (Freire, 2000a, p. 136).
Também destaco aqui a interdisciplina de Psicologia da vida Adulta e Projeto Pedagógico em ação e Seminário integrador V.
Uma das atividades da interdisciplina Psicologia da vida Adulta,que foi importante para mim, foi a leitura realizada do texto “Aprendizagem na Vida Adulta”, de Tânia Beatriz Iwaszko Marques, compreendi que o estágio de desenvolvimento cognitivo do ser humano dá-se na relação deste com o meio, obedecendo a uma ordem de sucessão constante, e é individual de cada ser.
Posso dizer que a interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, tem tudo a ver com meu Trabalho de Conclusão do curso (TCC), pois foi a partir dos conhecimentos desta interdisciplina, que nos proporcionou a oportunidade de trabalhar com a metodologia dos Projetos de Aprendizagem, metodologia, que era até então desconhecida por mim. Foi a partir desta inovada metodologia, que me dispus a colocar em prática durante o estágio curricular. E hoje é o tema principal do meu Trabalho de Conclusão do curso.