domingo, 26 de setembro de 2010

EIXO III

Para realizar esta postagem, foi necessário revisar as interdisciplinas do eixo III, no qual estudamos: Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Ludicidade e Educação, Música na Escola, Teatro e Seminário Integrador.
Este semestre, muito contribuiu para minha prática de estágio, pois cada interdisciplina estudada colaborou para que tivesse uma prática pedagógica mais lúdica, proporcionando aos alunos, sujeitos mais ativos e participativos. Como por exemplo, em Literatura Infantil e Aprendizagem, proporcionou-me que fizesse a contação de estória, de uma forma lúdica, onde a criança tem prazer em ouvir, levando a imaginação e a compressão de mundo.
Mas a interdisciplina que mais me chamou atenção foi Ludicidade e Educação, por que os textos estudados, trouxe compreensão da importância do brincar, do lúdico em sala de aula. Como cita a professora Tânia Ramos Fortuna no seu texto, Sala de aula é lugar de brincar? “uma aula lúdica, que consegue estabelecer um clima de desafio, de surpresa e mistério para quem aprende e para quem ensina, é uma aula que contribui para a aprendizagem efetiva deste aluno”. Também, concordo que a sala de aula deve ser um lugar onde as crianças possam estar em contato com os jogos e brincadeiras, pois esse ambiente contribui para o aperfeiçoamento das habilidades e potencialidades dos alunos. Enfim, esses conceitos estudados, me ajudaram a colocá-lo em prática com os alunos, tornando as aulas mais atraentes e produtivas. Já que o lúdico aliado a nossa prática, favorece a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

Referência:

Sala de aula é lugar de brincar? Tânia Ramos Fortuna
Disponível em:
http://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Interdisciplinas do Eixo II

Revisitando as Interdisciplinas do Eixo II do curso de pedagogia, tive a oportunidade de refletir sobre as atividades realizadas, os textos disponibilizados para leitura, os autores estudados, enfim pude constatar que esta etapa, muito contribui para minha formação intelectual e profissional.
Dentre as atividades deste semestre, a Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização trouxe importantes contribuições para meu aprendizado, principalmente onde tivemos que refletir sobre os conceitos de alfabetização e letramento, que me levaram a compreender o universo do mundo letrado. E que a noção de letramento é importante porque nos leva a considerar o tipo de contato que a criança tem com a escrita antes de chegar à escola. Percebi que, alfabetização e letramento são processos diferentes, mas complementares e inseparáveis.
Durante a experiência do estágio, e com uma nova visão sobre educação, busquei não apenas me preocupar em ensinar a ler e a escrever, mas principalmente levar as crianças a utilizarem a leitura e a escrita, envolvendo-se em práticas sociais.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Revisitanto a Interdisciplina das TICs

Durante esta semana, novamente revisitei o primeiro eixo, encontrei artigos estudados na interdisciplina das TICs, sendo um dos momentos neste curso, mais marcantes, foi a apropriação das tecnologias, principalmente a minha inserção no mundo digital, que até aquele momento para mim, era algo novo, sendo “analfabeta’ nesta área, e hoje posso dizer que graças a este curso, evolui muito neste aspecto. Tanto que consegui utilizar desse recurso, e colocá-lo na prática no estágio, sendo uma motivação na aprendizagem dos alunos.
Esta semana li o artigo, “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias” de José Manuel Moran, material retirado da interdisciplina das TICs e hoje vejo a importância dessa leitura e posso relacionar com o meu trabalho, tanto que estou utilizando no meu TCC. Cito aqui uma parte que vale a pena destacar e que achei muito interessante, onde ele argumenta que “Através do computador, (Internet) o professor deve transformar parte de suas aulas com procedimentos metodológicos, desenvolvendo com seus alunos, a capacidade de pesquisa, comunicação, troca de informação. Para isto, o professor tem um papel fundamental, que é de orientador, coordenador, motivador dos alunos para dar novos significado neste processo, assim transformá-lo em conhecimento”.

domingo, 5 de setembro de 2010

Até o dia 01 de setembro, estive bastante apreensiva, pois estava na dúvida, quais artigos e autor me deter. Mas no decorrer da semana nos encontramos no chat com a tutora Juliana, também trocamos idéias com as colegas e foi muito útil, tanto que me ajudaram a definir melhor a escolha do livro, no qual irei trabalhar com o livro “Aprendizes do futuro: as inovações chegaram!” de Leia Fagundes, que irá me auxiliar no conceito de Projetos de Aprendizagem.
Fui a buscas de leituras nas interdisciplinas estudadas, durante o percurso, principalmente as do eixo I, encontrei na Interdisciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC`s) vários artigos, e estou lendo e reunindo alguns para ser avaliado se são útil para o meu TCC ou não. Acredito que irei classificar vários artigos desta interdisciplina que irá contribuir na construção do TCC, já que o conceito “tecnologia” fará parte da escolha do meu trabalho.