domingo, 30 de maio de 2010

Visita, momentos de reflexão!

Quero registra aqui, que essa semana recebi a visita da supervisora Marie Jane, pois foi um momento de muita satisfação, onde trocamos idéias que considero muito útil para meu estágio. Fiquei muito feliz com a sua visita e fui para casa realizada.
E também a reunião com a supervisora Marie Jane, as trocas de idéias com as colegas, ouvir as opiniões da professora, ajudou-me dar força para continuar nosso projeto, pois achava que os alunos iriam construir os textos sobre suas dúvidas e estava pronto o projeto, então compreendi que se pode levar adiante, que devo ir questionando, instigando mais suas curiosidades, que podem aprender mais e com isso conduzir os projetos ao fio condutor de minhas aulas, que no inicio do meu estágio não estava percebendo como fazer isso. Tanto que nos primeiros comentários da tutora Juliana ela levou-me a refletir isso. E só agora estou percebendo que poderei proporcionar aos alunos através dos PAs, esse fio condutor. Por exemplo, o grupo da poluição, eles irão trazer para a turma o que aprenderam com a sua pesquisa sobre a poluição, posso abordar esse assunto nesta semana, já que esta semana iremos tratar do tema meio ambiente, assim vão introduzir a partir de suas curiosidades para o conteúdo da escola, sendo que partindo de suas idéias. Segundo Paulo Freire é necessário “...discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos. Por que não aproveitar a experiência que tem os alunos ...” E assim aproveitar os temas dos PAs para introduzir os conteúdos, já que são todos do seus interesses.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 24ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. pág. 33.

domingo, 23 de maio de 2010

Mudanças... Vitória...

Nada como o tempo, depois de vários diálogos com a professora, essa semana encerrou com um sabor de vitória, de mudanças que esperava desde do inicio do estágio.
Sexta-feira filmei a aula sobre o PAs, olhando o vídeo junto com a professora regente, ela disse que ficou encantada com a autonomia dos alunos, e que no inicio não acreditou que daria certo, e agora até se arrisca a se desafiar, continuar com os alunos esse trabalho com o PAs depois do meu estágio. Fiquei muito satisfeita com a compreensão da professora, me dando esse espaço.
Portanto ao longo do nosso curso, percebi da importância de nós educadoras, estarmos envolvidas com este trabalho de PAs, pois com o desenvolvimento desses projetos em sala de aula, os nossos alunos terão a oportunidade de formar uma base onde o aluno exerce o papel de responsável por sua própria aprendizagem, instrumentalizando-o com autonomia para pesquisar, analisar, selecionar, argumentar e defender suas escolhas. Somente assim aquilo que ele faz terá significado. Assim ele construirá seus conhecimentos com novos olhares, novas leituras de mundo, resultando em mais qualidade de vida, mais cidadania e maior participação nas decisões da vida cotidiana e na vida social.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quinta semana

Está sendo difícil trabalhar PAs com os alunos, já que estou encontrando muitas adversidades, uma vez que são vários os motivos, desde a postura tradicional da professora, e também pelo fato das crianças estarem habituadas pelo sistema educacional, chegando até a precariedade do Labin. Mas mesmo assim, estou dando continuidade ao trabalho de PAs, que está indo em passos lentos, pois acredito na importância desse trabalho para o conhecimento dos alunos, por que ela abre espaço para o conhecimento do novo, para o desejo de ser mais, da autonomia. Está dando oportunidade a outras perguntas e com certeza está se dando condições para o levantamento de uma prática educativa baseada na pesquisa.
As pesquisas possibilitam uma amplitude de saber e de encontros. Encontro com o desejo e a vontade de aprender, de descobrir respostas para cada indagação, para cada dúvida.
Segundo Hernándes, em entrevista a Revista Nova Escola: “Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto (Agosto 2002, p.24)

domingo, 9 de maio de 2010

Quarta Semana

A aula desta semana, a qual considero a de maior participação foi a de sexta feira, onde os alunos estavam mais interessados em saber do projeto, considerei uma das mais produtiva, apesar de me sentir um pouco limitada para algumas atitudes da professora regente.Tem momentos que concorda comigo sobre os PAs, mas em outros momentos, me diz que isso não é nossa realidade, então tenho momentos frustrantes, mas não desisto, por que acredito que vai dar certo.Como disse a Professora Marie Jane para a colega Luana, vamos com calma, fazer um trabalho de convencimento com a professora.E é isto que estou tentando fazer.
Hoje mesmo disse para mim, que semana que vem temos que seguir o horário, e daí pensei e disse:
__Mas tenho que dar espaço para desenvolver as pesquisa dos alunos, pois estão empolgados, vejo alguns alunos que estão interessados, querem saber como vai funcionar essa pesquisa. Na próxima semana quero dar mais ênfase nas pesquisas. Espero que possa trabalhar sem as limitações da regente.

domingo, 2 de maio de 2010

Projeto de Aprendizagem com a Turma

Para dar inicio ao projeto de aprendizagem com a turma, primeiro contei a história da “A curiosidade premiada” das autoras Fernanda Lopes de Almeida, Alcy Linares, com intuito de aguçar a curiosidade e despertar sobre o que gostariam de pesquisar. Conversamos bastante e fiquei surpresa com tantas curiosidades. Motivei-os a colocarem suas perguntas dentro de uma caixinha. E também podiam ir pensando em casa o que gostariam de estudar. Eles demonstraram interesses, principalmente quando falei que iríamos fazer um blog e postá-lo nossas curiosidades e pesquisas.
Mas ao mesmo tempo estou angustiada, sinto um pouco limitada, não estou conseguindo dar andamento ao PAs como desejo. Iniciei, mas está ocorrendo de forma muito lenta, devido a tantos conteúdos cobrados pela professora titular, parece não acreditar nesse trabalho, através do PAs. Diante disso, estou dialogando com ela, expondo a possibilidade dessa inovação dar certo.