quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Financiamento da Educação


A partir da leitura do texto “Noções gerais sobre o financiamento da educação no Brasil”, o site do MEC, onde fala da alimentação escolar, trouxe-me informações que compreende as fontes de financiamento da educação pública, entendimentos sobre como funciona o uso de recursos da educação.
Através da Secretaria de Educação do município de Três Cachoeiras, busquei informações sobre a organização e sobre o modo de funcionamento do Conselho municipal de alimentação escolar e a atuação do mesmo.
Pude perceber que a Secretaria de Educação tem uma preocupação muito grande com a qualidade da escola pública, oferecendo o que há de melhor, conforme as possibilidades existentes. Assim também no que se refere à alimentação escolar.Tanto o FUNDEB, quanto o CAE estão funcionando exatamente conforme previstos em lei.
Portanto o município de Três Cachoeiras percebe-se que tem a participação atuante do conselho, sendo que esta participação será a garantia do cumprimento dos deveres do poder público para com a educação.

Reflexão sobre o Trabalho com PA

No início deste semestre as interdisciplinas Seminário Integrador e Projeto Pedagógico em Ação nos proporcionaram a oportunidade de elaborar um projeto partindo da criação de perguntas e selecionando-as quanto ao seu grau de produtividade ou não. A partir daí escolhemos perguntas que considerávamos produtivas e que vinham ao encontro de nossos interesses para elaborar um projeto e pesquisar sobre seu tema.
No começo do PA confesso fiquei bastante animada. Estava ansiosa para escolher um grupo e pesquisar sobre o assunto. O nosso tema inicial buscava esclarecer como “As emoções afetam nosso organismo”. Queríamos saber quais as influências que as emoções nos trazem, o porquê de algumas pessoas sentirem muita fome e outras não, como o sistema nervoso influencia a nossa qualidade de vida. Começamos então elaborar nossas certezas e dúvidas e o mapa conceitual. Até aí tudo bem, porém com o passar das semanas, fiquei um pouco desestimulada, pois não sabia muito bem quais passos a seguir, não conseguimos dar continuidade ao projeto, pois nos faltaram argumentos que sustentassem nossas dúvidas e certezas provisórias, justamente por se tratar de questões muito amplas e sem um foco central.
Conversamos com a professora Nadie, ela nos orientou-nos para dar continuidade, assim elaboramos mais uma certeza e dúvidas, mas mesmo assim não estamos certas do que rumo seguir. Mas foi bom trabalhar com o meu grupo todas se empenharam, contribuíram acredito que crescemos muito, aprendemos umas com as outras. Pois sempre modificamos algo para melhor quando nos comunicamos e acrescentamos dados que dão continuidade e valorizam o processo.
Conversando com as colegas, sobre os projetos, percebi que foi difícil para todas, pois nunca havíamos feito, porém agora que compreendemos melhor a proposta, acredito que para o próximo semestre esse projeto terá um novo rumo.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Constituições

Na Interdisciplina de organização e Gestão da Educação,nos reunimos em grupo para fazer o trabalho da linha de tempo das constituições do Brasil. Criamos uma linha de tempo utilizando o programa XTIMELINE, onde registramos os seguintes aspectos referentes às Constituições Federais de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988:
* contexto sociopolítico e econômico;
*a obrigatoriedade do Estado na manutenção e expansão do ensino público;
*a gratuidade do ensino público (níveis e modalidades);
*a vinculação de recursos (de impostos)à educação;
* a forma de ingresso dos professores no magistério público.
Visualizem nossa
linha de tempo.
http://www.xtimeline.com/timeline/CONTEXTO-HIST-211-RICO-DA-EDUCA-199-195-O-B-193-SICA-NO-BRASIL