quarta-feira, 28 de maio de 2008

Números e Operações

A atividade NO6, de Matemática, nos fazia analisar o trabalho de outras colegas, fazer um parecer do que lemos conforme os conceitos que estudamos até aqui e essa atividade me levou a refletir e chegar a algumas conclusões:
Podemos e devemos trabalhar as quatro operações desde o princípio da escolaridade.
As operações não devem ser trabalhadas por etapas, mas ao mesmo tempo.
Devemos questionar os alunos para que eles reflitam sobre o processo de resolução dos problemas. Ao invés de apresentá-los cálculos, explicando o esquema de resolução.
E a principal delas: Tenho muito o que ler sobre o assunto e aprender!

Linha do Tempo

Essa semana trabalhei com meus alunos a linha de tempo. Como eles ainda são pequenos, pedi que pesquisassem em casa fatos que foram relevantes durante a vida deles. Os pais ajudaram muito nessa tarefa. Muitas histórias surgiram. Algumas engraçadas, outras tristes mas todos tinham alguma pra contar. A aula rendeu muito quando descobrimos que a história de nossa vida também pode ser estudada na escola e que através de nossa própria história fica fácil de estudar também a história de nossa cidade, bairro.

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS

Quando estava elaborando meu Plano Individual de Estudos comecei a me dar conta de que nunca somos questionados sobre o que ainda gostaríamos de aprender. E foi um tanto quanto difícil pensar em algo, pois nos acostumamos a ter que dar conta do que ensinar e não do que aprender. Mas é bom saber que alguém ainda se interessa em nos ensinar algo que seja de nosso desejo aprender. No fim das contas acho que vai ser uma experiência desafiadora para este semestre.

domingo, 4 de maio de 2008

CIÊNCIAS

A primeira atividade de ciências foi bastante interessante, pude constatar que através de uma simples atividade podemos trabalhar conceitos bastante profundos que nos mostram nossas aprendizagens ou imagens que temos de determinadas coisas. . Realizei a atividade em aula com os alunos, substituindo algumas das palavras e pude observar que as dificuldades e explicações foram semelhantes às encontradas por nós na aula presencial; representar sentimentos ou palavras que expressem algo que não é presente no nosso cotidiano são desafios aos qual cada um encara de forma diferente.
Mas, o resultado foi bem legal. Pudemos conversar e discutir porque cada um imagina uma coisa diferente do outro, que ser diferente ou pensar diferente não é errado...