domingo, 16 de dezembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS LÚDICAS

Através dos textos apresentados pela Interdisciplina de Ludicidade pude perceber a importância das atividades lúdicas na educação. Porém, vejo que a mídia vem assumindo cada vez mais o papel do lúdico na vida da criança, ou seja, as crianças estão deixando de lado muitos tipos de brincadeiras e passando a maior parte do tempo na frente de computadores, vídeo games e televisão. Por este motivo considero importante, que nós, como educadores devemos incentivar e resgatar o lúdico, cada vez mais, pois ele é muito importante para o desenvolvimento das crianças.
As brincadeiras fazem parte da vida das pessoas, mas brincar é algo muito sério e devemos tratar com a devida seriedade. Durante as leituras e as aulas de Ludicidade percebi que não basta brincar eu tenho que organizar a brincadeira, ver se ela é para aquele momento, para aquele grupo, enfim observar se está apropriado para a situação, pois pode ser muito divertido ou muito frustrante.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

BRINCAR E APRENDER

Este semestre temos a oportunidade de ver que a aprendizagem pode e deve ser construída de um modo divertido.Percebo que antes olhávamos para brincadeiras, artes, teatro, música, “contação” de histórias e poesia como passatempos e que agora percebemos que na verdade tudo isso é o que pode fazer a diferença no sucesso da aprendizagem. Que o lúdico é o que há de mais precioso numa sala de aula, pois motiva, abre espaço para a criatividade e desenvolve várias capacidades humanas.Em artes, por exemplo, nunca tinha imaginado que se podia trabalhar com obras de arte nas séries iniciais, pensava que a “Educação Artística” era uma disciplina que desenvolvia capacidades motoras e visuais, além de ser um espaço para se expressar através de desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, etc. agora entendo que através de uma obra de arte podemos adquirir cultura e conhecimento, pensar sobre nossa realidade e assim poder modificá-la.Estou me esforçando bastante para fazer com que minhas aulas sejam bem divertidas e já pus em prática várias dinâmicas que aprendemos nas interdisciplinas. Percebo que meus alunos ficam mais motivados, interessados nas aulas.

domingo, 2 de dezembro de 2007

VISITA A BIENAL

A visita a VI Bienal, no dia 10 de novembro, com o roteiro do Santander Cultural e MARGS, foi maravilhoso, pois foi uma visita que nos proporcionou uma grande aquisição de conhecimentos, pois não imaginava como seria essa visita. E como foi importante, para nós leigos, a orientação do mediador, sem ele, algumas obras não teriam nenhum fundamento. Foi muito bom compartilhar desse momento cultural com os colegas. Descobri muitas coisas interessantes com a visita a Bienal, de como os artistas se inspiram em suas vivências e experiências do dia a dia para criarem suas obras.
No Santander Cultural vimos às obras de
Jorge Macchi. Não conhecia o artista e, tão pouco, entendo de artes plásticas, mas fiquei impressionada. Utilizando elementos do cotidiano como jornais, caixas de fósforos e bacias, o artista segue oposto à Pop Arte, que explora o esvaziamento dos ícones. Na arte de Macchi, tudo são sentimento e música.
No Margs, estavam as mostras monográficas de Francisco Matto, ele brinca, misturando o traço de outros artistas, tentando buscar um caminho próprio, sua característica é colocar formas geométricas dentro de suas obras, dando mais significado e olhares a quem faz a leitura. O artista Öyvind Fahlström usa linguagem de quadrinhos, cores vivas, mas visando os contrastes das nações ricas e pobres, comparações com números, denunciando as injustiças do seu ponto de vista, os acontecimentos de cada parte do mundo,sendo ele um artista muito crítico.