terça-feira, 27 de novembro de 2007

MÚSICA

Foi muito interessante e criativa a aula presencial, pois foi uma noite onde nos reencontramos com a música, resgatando os valores e mais uma vez fez aflorar a emoção que a música desperta em mim.
Lendo o texto " Qual é a música" percebi o quanto as crianças aprendem e entram em contato com a nossa cultura. As cantigas de roda, o escravos de Jó, o cravo brigou com a rosa, são músicas que nos são passadas de várias gerações. Com a música podemos trabalhar a poesia, as palavras, a escrita, a sensibilização, o jogo,a alegria com nossos alunos.
Como educadora, vejo a importância de estimular o uso da aula de música, das cantigas de roda na vida das crianças, pois deixa eles mais calmos, tranqüilos, ajudando a fortalecer os vínculos sócio afetivos, proporcionando o poder de concentração e desenvolvendo maior capacidade de aprendizado que a música oferece.Espero que possa ter um bom aprendizado e colocá-los em prática todo o significado e encantamento que esta disciplina oferece.



segunda-feira, 26 de novembro de 2007

INVENTÁRIO CRIATIVO

“O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme "gama" de aprendizados, podem ser citados como exemplos a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros. Através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno , seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.”

Selecionei algumas atividades, que realizei com os alunos de 4ª série,uma turma de 20 alunos, a partir da aula presencial de teatro.
As atividades foram:
Atividade 1:
Sou fulano e gosto de...
Os alunos são convidados a ficar de pé em círculo, cada aluno se apresenta falando seu nome, revelando algo de que goste e fazendo um gesto com o corpo que imite aquilo do que gosta. Por exemplo, dizer: ”Eu sou a Fernanda e gosto de dançar”, e faz o gesto com o corpo imitando um passo de dança.

Atividade 2:
Meia - Meia lua: os alunos ficam em linhas retas mais ao fundo da sala enquanto um aluno coordenador à sua frente e de costas pode virar-se a qualquer momento fazendo com que os alunos transformem-se em estátuas. Os alunos que não ficarem paralisados deverão voltar para o fundo da sala, e o primeiro que chegar a frente toma a posição do coordenador.

Atividade 3:
Brincadeira da estátua: Os alunos caminharão ouvindo uma música, que irei coordenando para que caminhem ora obstáculos, ora ritmos, assim várias situações, e quando a música pára, os alunos devem permanecer como estão, formando estátuas. Depois formarão duplas para um formar estátua um no outro.

Atividade 4:
Álbum de fotos: Formar quatro grupos de cincos alunos e propor que cada grupo faça três poses para fotografias, e dizer que tipo de pose é.


Relato do Desenvolvimento

Fiz um planejamento, para realizar as atividades de forma lúdica, a partir da aula presencial de teatro, com alunos de quarta série, uma turma de 20 alunos. Iniciei as atividades, explicando que era um trabalho para a faculdade, aula de teatro, se estavam dispostos a ajudar. Os alunos demonstraram-se muito interessados e animados com as atividades propostas.
Preparei a sala de aula, criando um espaço onde pudessem realizar as atividades com entusiasmo, proporcionando um momento de descontração e que ficassem bem à vontade. Fiquei preocupada se a atividade seria atraente, pois no início senti dificuldades de mantê-los atentos. Foi difícil fazer com que eles me ouvissem. Aos poucos, eles foram ficando empolgados e já não queriam que as atividades terminassem.
Comecei com as atividades motivando-lhes a participação. Fiquei impressionada com a criatividade que desenvolveram e percebi que eles conseguiram expressar, através dos gestos e sorrisos, a alegria de realizar as atividades. Na hora de formar as estátuas, eles foram muitos criativos e inventaram várias formas de se posicionar. A atividade das fotos foi muito apreciada. Fizeram diversas poses bem criativas, Gostaram tanto das atividades que fiquei surpresa. Principalmente quando pediram para continuar e foram dando diversas opiniões. Ao longo das atividades, a aula se tornou mais atrativa e lúdica. Todos foram se envolvendo de uma forma prazerosa,fiquei satisfeita pela criatividade que contemplou o objetivo da aula.

Todos os alunos ficaram na expectativa de repetir mais vezes esse tipo de abordagem. Esse foi um fato que fez com que eu pense em novas maneiras de abordar minha relação com as crianças.

Algumas fotos que foram tiradas dos alunos na hora das atividades



quinta-feira, 15 de novembro de 2007

BEM_VINDOS O FÓRUM DOS SONHOS

A seguir um recorte do fórum de ludicidade, onde a discussão gera em torno da história do “Príncipe Sem Sonhos”, quando tivemos a oportunidade de refletir sobre os mais variados tipos de sonhos.
"A disciplina de Ludicidade e Educação convida-nos a pensar acerca de nossos sonhos, lendo as postagens das colegas vejo que todas nós temos muitos sonhos a realizar. Todos já ouvimos alguém a dizer que uma pessoa é do tamanho de seus sonhos. Penso no quão pequeno se sente o indivíduo que não acalenta qualquer perspectiva de vida, não planeja nem, portanto, almeja qualquer novo movimento em seu cotidiano presente e futuro. Aqueles que não têm aspirações, apenas se deixam levar por mais um dia e uma noite que a este segue, num ciclo natural sem fim. Pergunto: Em nosso cotidiano profissional, o que fazemos para fomentar a emergência dos sonhos de nossos alunos? Como pretendemos atingi-los?"

Até mais.....

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Atividade de Artes Visuais

Neste início de semestre estou tendo a oportunidade de aprender a trabalhar com artes visuais, visto que esta nova interdisciplina está nos oportunizando muito material para aprimorar nossos conhecimentos em relação à arte e podermos trabalhar com nossos alunos.
Fiquei preocupada com a prática da atividade da temática 2, fazer a releitura do quadro "As meninas" da obra de Diego Velásquez, foi desafiante, afinal tinha até então, uma visão sobre artes muito restrita.

Confesso que eu não sabia muito a respeito de releitura, achava que era uma cópia, e apartir das aulas de artes visuais eu pude entender que a releitura é a compreensão da obra, aquilo que entendemos dela, o que pensamos que o artista se propôs ao fazer a obra, gostei e estou aprendendo muito com essa interdisciplina.
Foi através desta nova proposta,das temáticas, fazendo as releituras das obras que tive a oportunidade de aprender,para poder colocar em prática com nossos alunos, respeitando a individualidade de cada um, sua criatividade e fazendo um diferencial no que diz respeito as grandes obras.

Hoje com as leituras realizadas já possuo uma outra visão do que é artes.Foi através do incentivo destas aulas que resolvi enfrentar este desafio e colocar em prática minhas aulas de Artes.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

POESIA




Como está sendo prazeroso, aprofundar meus conhecimentos em literatura, pois sempre gostei de poesias, poemas, mas com as aulas e as leituras sobre poesia, passei a ver esse tema menos pedagogicamente e mais como lúdico, por puro prazer de brincar com as palavras, colocar sentimentos sem se preocupar com o “correto”, que aqui não existe, é só brincar com palavras como se fosse bola, papagaio, pião, cada um do seu jeitão. Hoje percebo que tem mil opções de se criar uma poesia. Simplesmente brincar com uma folha em branco, usar formas nada convencionais, o humor, o absurdo, o inesperado, o inusitado, etc.
É fantástico!